segunda-feira, 8 de junho de 2009

O Pôster

O registro digital da experiência




Durante a execução da atividade, os alunos e professor do 5 º ano de escolaridade tiveram a oportunidade de aprofundar o assunto da aula sobre Brasil, Estados e capitais. Os alunos acessaram os sites de pesquisa de acordo com suas preferências regionais, verificando no município escolhido aspectos como: clima, população, culinária, turismo, hotelaria. Os municípios escolhidos foram: Florianópolis, Juazeiro do Norte.
Após, foram traçados os roteiros das viagens, verificando preços de passagem, hospedagem e alimentação.
Achamos interessante os comentários que surgiram no momento da atividade como: religiosidade, nomes de aeroportos do Brasil, praias, meios de transporte.
A atividade aconteceu em duas aulas e os participantes envolvidos foram: alunos do 5 º ano, professor da turma, assessor tecnológico, participantes do curso Tecnologias na Educação.
Na segunda aula o professor da turma elaborou um texto coletivo, juntamente com os alunos. Através dessa atividade os alunos perceberam que o computador não é usado apenas para jogos, mas a internet torna possível a pesquisa em tempo real, e que, a mesma deve ser feita alternada aos livros, indispensáveis no processo ensino aprendizagem.
Novas aprendizagens surgiram através das argumentações dos alunos e as disciplinas integradas por assuntos como clima, câmbio, dialeto, população e outros.
Os alunos perceberam a importância da valorização de nossas riquezas naturais e que o turismo é importante para o nosso país, além de nos levar a lugares desconhecidos.

Texto Coletivo

A aula de Informática

No dia 22 de maio, 6ª feira, nossa turma teve uma aula de informática. Aprendemos a usar a Internet. Pesquisamos o mapa do Brasil, seus estados e capitais.
Foi agradável porque aprendemos e tiramos nossas dúvidas.
O grupo que participou com a tia Fabiana pesquisou sobre Florianópolis e o grupo que participou com a tia Marcilene pesquisou o Ceará.
Pesquisamos passagens de avião (reserva e pacotes de viagens), passagens de ônibus, hotéis, restaurantes, comidas típicas, os preços das comidas e calculamos quanto iríamos gastar na viagem.
O Lucas foi o instrutor que ajudou os dois grupos e ensinou como entrar nos sites
Que pena! Esquecemos de pesquisar as escolas, creches e praças das cidades.
O segundo grupo começou uma pesquisa sobre o Acre, mas não deu tempo de acabar a pesquisa. A turma gostou mais ou menos... porque alguns alunos não tiveram a chance de mexer no computador e nós queremos uma nova aula pra que todos possam pesquisar e mexer com o mouse.
Agradecemos as professoras Fabiana, Marcilene e ao Lucas por tirarem nossas dúvidas e queremos saber mais coisas.

Turma 501

Planejando uma atividade com hipertexto ou internet

Atividade com Mapas

Objetivos: Ao completar a atividade os alunos serão capazes de:
* Reconhecer diferentes espaços geográficos e alguns de seus aspectos culturais;
* Estimular a produção escrita por meio de pequenos textos informativos.

Etapas:
* Acessar e navegar nos sites indicados, escolhendo mapas a partir de um local ou tema escolhido para ser debatido em sala de aula.
* Elaborar um texto coletivo com as informações pesquisadas indicando os links do texto.
* Pesquisar nos sites indicados informações para organizar uma viagem virtual à cidade ou ao país que escolherem em conjunto.

Antes de apresentar o projeto aos alunos, deverá ser decidido que parâmetros serão adotados para as viagens virtuais. Os parâmetros poderão incluir: duração: quanto tempo a viagem durará? ; orçamento: quanto os viajantes podem gastar?; transporte: vai usar mais de um tipo?; pontos de interesse; mapas.
Dizer aos alunos que farão parte de uma agência de viagens com a responsabilidade de traçar uma viagem emocionante em torno do mundo para seus clientes. Além de descobrir tudo sobre o país que os viajantes queiram visitar, os alunos necessitarão planejar uma amostra do itinerário e o orçamento completo. Escolha dois destinos e explore-os usando as viagens virtuais. Leitura de artigos sobre o país que escolheu, para aprender mais sobre sua história, geografia, clima, língua, capital e as outras cidades maiores, atrações principais e transporte.
Tenha sempre em mente o tempo da viagem e o limite do orçamento. Organização de fatos, figuras e fotos sob títulos que expressem o que foi recolhido como a vista geral do país, o mapa, a geografia, o clima, a população e as atrações especiais. Procurar nos sites sobre mapas, a localização e coordenadas geográficas dos locais que serão visitados. Copiar as imagens para seu trabalho.

Recursos:
Mapas
Livros
Revistas
Internet
Editor de textos

Competências:
* Identificação de diferenças e semelhanças entre diferentes comunidades (sociais, econômicas, culturais).
* Reconhecimento da paisagem local, comparando-a com as outras paisagens.
* Utilização da linguagem cartográfica.
* Representação do espaço.Reconhecimento do papel das tecnologias na vida dos seres humanos.
* Reconhecimento /utilização de diferentes linguagens para expressar-se.
* Produção de textos escritos, de acordo com nível de desenvolvimento.Compreensão da função social dos diferentes tipos de textos.
* Utilização de diálogo para a solução de conflitos.
* Capacidade de argumentação.

Avaliação: Elaborar um álbum, em texto ou virtual, utilizando imagens que retratem as cidades conhecidas e pesquisadas.

Créditos:
Fabiana de Matos Ferreira
Marcilene Panizzi de Siqueira Vicente

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Criando um portfólio em hipertexto, o seu hiper-portfólio

Neste espaço, registrarei minha trajetória no curso “Tecnologias da Educação”. Irei compartilhar o que aprendi e minhas reflexões mais importantes.

Quem é Marcilene: Estamos sempre em constante aprendizado. É preciso saber doar e saber receber conhecimento. Não tenho nenhum receio na troca de experiências e acho que é muito válido aprendermos com o próximo.

O que pesquisei e escrevi sobre hipertextos:
O uso das novas tecnologias nas escolas e em sala de aula são muito úteis, pois melhora a qualidade do ensino e o atendimento às necessidades dos alunos.

Uma apresentação sobre vídeos

O que é hipertexto segundo você e outros autores

Segundo RAMAL, hipertexto é, como o próprio nome diz, algo que está numa posição superior à de texto, que vai além do texto. Dentro do hipertexto existem vários links, que permitem tecer o caminho para outras janelas, conectando algumas expressões com novos textos, fazendo com que estes se distanciem da linearidade da página e se pareçam mais com uma rede. (http://br.geocities.com/giulianoforgiarini/hipertexto/hipertexto.htm )
Penso que o interessante é que os links fazem com que partes dos textos se unam a outros, deixando a nosso cargo a formação de nosso próprio texto.

Alguns autores adiantam que "instrumentos e características do hipertexto devem ser conseguidos explicitamente para apoiar e facilitar à aprendizagem de per si" (Mayes et al. 1990, pág. 122, citado por Morgado, 1998). (http://www.unicamp.br/~hans/mh/educ.html )
Hipertextos são recursos importantes para organizar material de diferentes disciplinas ministradas simultaneamente. Cada texto termina com a abertura para outros textos afins, facilitando o planejamento das aulas e a aprendizagem.

Navegando em hipertexto sobre hipertexto

Navegar pela página da Wikipédia em busca de informações, qualquer que seja, é sempre muito proveitoso. A capacidade desse ambiente de aprendizagem é muito rica. Os links utilizados nos textos na Internet nos facilita a pesquisa e nos possibilita descobrir novos caminhos e obter respostas às dúvidas que aparecem no decorrer da pesquisa. É possível que uma pessoa com pouca experiência em navegação pela internet se perca, pois o prazer em descobrir coisas novas é fascinante. Mas os recursos disponíveis, como as setas, facilitam a navegação. A Internet é uma ferramenta muito útil, rica em conhecimentos e que facilita a aprendizagem.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Pesquisando sobre o trabalho por projeto

I – Projeto: Reforço Escolar

II - Público Alvo: Alunos do 1º e do 2º Ciclo do primeiro segmento do Ensino Fundamental da Escola Estadual Hélio Cruz de Oliveira

III - Justificativa e Diagnóstico

O presente projeto foi elaborado com o objetivo de oportunizar aos alunos do 1º e 2º ciclo do Ensino Fundamental uma melhor aprendizagem e sanar as dificuldades encontradas nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, de acordo com os pré-requisitos exigidos nos PCNs, SAEB e SAERJ, para então recuperar a auto-estima dos alunos com baixo rendimento escolar, através de atividades diversificadas e continuará sendo utilizado em 2009 para o mesmo fim.
Número de alunos: 35 alunos (selecionados por ano de escolaridade, de acordo com a necessidade na turma).

IV - Metodologia
Práticas pedagógicas que envolvam e trabalhem a realidade escolar dos alunos, de forma a torná-los seres capazes de analisar sua vivência, identificando as causas de suas inquietações e estarem aptos a promover intervenções eficazes em direção ao sucesso escolar. Motivação e estímulo da autoconfiança esteiam este trabalho.

V - Recursos Humanos Necessários

Professor capacitado para atuar no projeto.

VI -Recursos Materiais

* Atividades diversificadas com gêneros adequados para o trabalho com a linguagem escrita:
* Atividades lúdicas;
* Internet (softwares educacionais);

VII - Cronograma das Ações e Atividades

O professor se reunirá semanalmente para preparar as aulas que serão ministradas e trocar impressões sobre o melhor andamento do projeto. A partir das idéias centrais e dos objetivos traçados, cada um, à sua maneira, procurará a melhor forma de trabalhar o objetivo proposto, contribuindo para um melhor desempenho escolar, dando sugestões concretas aos alunos para que estejam mais atentos, aproveitem melhor o tempo, sejam ordenados e pontuais em suas tarefas. Tais atividades serão realizadas através de: leitura e interpretação de textos com histórias em quadrinhos, notícias de jornais e revistas; jogos para o desenvolvimento do raciocínio lógico como quebra-cabeças, memória, anedotas, cruzadinha, caça-palavras, jogos dos erros; pesquisas individuais e em grupo; encenação de textos lidos ou contados pela professora e outras; uso da Internet; de softwares educativos;

VIII - Critério de seleção do Público Alvo

Através de observações do professor da turma, de relatórios bimestrais e avaliações aplicadas, apontando as dificuldades encontradas na aprendizagem do aluno e diagnósticos das avaliações externas realizadas pela SEEDUC/RJ e MEC/FNDE.








Olhando para uma prática do professor com o uso da tecnologia

A tecnologia na educação é uma ótima ferramenta para enriquecer nossas aulas, bem como para desenvolver habilidades. É uma aliada valiosa no processo ensino-aprendizagem. Estimula e oferece muitas opções de ampliação dos conhecimentos. Nós, professores, precisamos estar preparados para identificar as potencialidades de aplicação desses recursos na prática pedagógica e utilizá-los ao máximo em benefício da aprendizagem do aluno. Quando você aprende a utilizá-los, descobre como suas aulas podem ser mais interessantes e enriquecedoras para os alunos. São ferramentas que nos auxiliam e estimulam nossas aulas.

Conhecendo uma experiência


PROJETO: A integração dos dvds nas aulas do 1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental.
Autor(a): Profª Fabiana de Matos Ferreira
Instituição: Escola Estadual Hélio Cruz de Oliveira

Objetivos: integrar as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia, proporcionando aos alunos, a oportunidade do uso desse tipo de mídia, desenvolvendo assim, a Linguagem oral e escrita, orientando a capacidade de visualização, interpretação, incentivando e gerando a construção do conhecimento.

Síntese: No âmbito pedagógico, o uso de dvds inova por colocar realmente em prática os conceitos de contextualização e interatividade.
É um material que educa para o pensar. Propõe constantemente questões que exigem operações mentais mais complexas como: análise, síntese, relação, comparação,etc.
As atividades são compostas para que o educando, partindo de situações-problema pertinentes à sua realidade, participe ativamente do seu próprio aprendizado, colocando suas experiências, vivências ou conhecimentos já adquiridos.
As mídias e tecnologias utilizadas no projeto são TV analógica e DVD.
Os dvds foram utilizados em sala de aula e depois o trabalho realizado com os alunos foram apresentados a comunidade escolar.
A utilização do DVD nas aulas estende-se a todos os alunos da Unidade Escolar, com objetivo de inclusão e integração das mídias nas disciplinas escolares.
O projeto é muito interessante e faz com que o professor utilize os dvds enviados a escola pelo Ministério da Educação. Em muitas escolas, esses materiais tão ricos em informações, ficam guardados em armários.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

sexta-feira, 27 de março de 2009

Educação e Tecnologia

Com o uso da tecnologia de informação e comunicação, professores e alunos têm a possibilidade de utilizar a escrita para descrever/reescrever suas idéias, comunicar-se e trocar experiências.
O novo professor tem que estar preparado para deixar de ser o que apenas fornece informações e trabalhar para ser um orientador, aquele que ajuda a selecionar informações e sabe fazer articulações.
Mudaram os tempos e as necessidades. É imprescindível mudar a escola e todos nós somos sujeitos dessa mudança. Como dizia Paulo Freire, temos de ser homens e mulheres de nosso tempo e empregar todos os recursos disponíveis para promover a grande mudança que nossa escola está a exigir.
O uso da tecnologia de informação e comunicação - TIC na escola tem evidenciado a necessidade de repensar questões relacionadas à aprendizagem e à prática do professor.

Registrando a própria reflexão

O uso das novas tecnologias nas escolas e em sala de aula são muito úteis, pois melhora a qualidade do ensino e o atendimento às necessidades dos alunos.
As Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs) estão derrubando as paredes das salas de aula das nossas escolas, fazendo com que professores e alunos ingressem no espaço virtual. O aluno não procura mais o conhecimento bem estruturado e de fácil acesso nos livros didáticos, mas no imenso universo da internet. Diante dessa realidade, o aluno tem que reaprender a estudar e o professor a ensinar.
Sempre utilizo uma das tecnologias que temos à nossa disposição em minhas aulas, pois facilita meu trabalho e faz com que o aluno tenha mais interesse pela minha disciplina.

quarta-feira, 25 de março de 2009

Quem sou como professor e aprendiz?

Meu nome é Marcilene, tenho 35 anos e trabalho como diretora de escola há 8 anos. Também trabalho como professora e leciono Biologia.
Não tenho dificuldades em despertar a curiosidade dos meus alunos, pois a matéria que leciono é muito interessante e curiosa. Contudo busco desenvolver meu trabalho instigando meus alunos a questionarem os assuntos que levo para sala de aula.
Sempre procuro criar debates sobre diversos assuntos em sala de aula. Dessa forma, interajo com meus alunos, ouvindo suas idéias e opiniões. O legal é que com isso há uma troca de conhecimentos. Eles aprendem comigo e eu aprendo com eles.
Aprendo não só com meus alunos, mas com os colegas de trabalho. Procuramos trocar conhecimentos e materiais. Essa troca facilita muito o trabalho a ser realizado. E, quando necessário faço mudanças no meu planejamento e até na forma de ensinar para beneficiar meu aluno.
Na escola em que sou diretora sempre busco conversar com os professores e funcionários que lá trabalham. Nessas conversas, trocamos muitas idéias que facilitam meu trabalho.
Estamos sempre em constante aprendizado. É preciso saber doar e saber receber conhecimento. Não tenho nenhum receio na troca de experiências e acho que é muito válido aprendermos com o próximo.
A vida é um aprendizado e as novas tecnologias que estão nosso dia-a-dia tem me ajudado a melhorar a cada dia meu trabalho tanto em sala de aula como na direção da escola.

Bem Vindo!!!!

Seja bem vindo, ao meu blog. Sua visita é um prazer! Espero que goste. Faça seu comentário, pois ajudará o blog a ficar cada vez melhor!