segunda-feira, 8 de junho de 2009

O registro digital da experiência




Durante a execução da atividade, os alunos e professor do 5 º ano de escolaridade tiveram a oportunidade de aprofundar o assunto da aula sobre Brasil, Estados e capitais. Os alunos acessaram os sites de pesquisa de acordo com suas preferências regionais, verificando no município escolhido aspectos como: clima, população, culinária, turismo, hotelaria. Os municípios escolhidos foram: Florianópolis, Juazeiro do Norte.
Após, foram traçados os roteiros das viagens, verificando preços de passagem, hospedagem e alimentação.
Achamos interessante os comentários que surgiram no momento da atividade como: religiosidade, nomes de aeroportos do Brasil, praias, meios de transporte.
A atividade aconteceu em duas aulas e os participantes envolvidos foram: alunos do 5 º ano, professor da turma, assessor tecnológico, participantes do curso Tecnologias na Educação.
Na segunda aula o professor da turma elaborou um texto coletivo, juntamente com os alunos. Através dessa atividade os alunos perceberam que o computador não é usado apenas para jogos, mas a internet torna possível a pesquisa em tempo real, e que, a mesma deve ser feita alternada aos livros, indispensáveis no processo ensino aprendizagem.
Novas aprendizagens surgiram através das argumentações dos alunos e as disciplinas integradas por assuntos como clima, câmbio, dialeto, população e outros.
Os alunos perceberam a importância da valorização de nossas riquezas naturais e que o turismo é importante para o nosso país, além de nos levar a lugares desconhecidos.

Texto Coletivo

A aula de Informática

No dia 22 de maio, 6ª feira, nossa turma teve uma aula de informática. Aprendemos a usar a Internet. Pesquisamos o mapa do Brasil, seus estados e capitais.
Foi agradável porque aprendemos e tiramos nossas dúvidas.
O grupo que participou com a tia Fabiana pesquisou sobre Florianópolis e o grupo que participou com a tia Marcilene pesquisou o Ceará.
Pesquisamos passagens de avião (reserva e pacotes de viagens), passagens de ônibus, hotéis, restaurantes, comidas típicas, os preços das comidas e calculamos quanto iríamos gastar na viagem.
O Lucas foi o instrutor que ajudou os dois grupos e ensinou como entrar nos sites
Que pena! Esquecemos de pesquisar as escolas, creches e praças das cidades.
O segundo grupo começou uma pesquisa sobre o Acre, mas não deu tempo de acabar a pesquisa. A turma gostou mais ou menos... porque alguns alunos não tiveram a chance de mexer no computador e nós queremos uma nova aula pra que todos possam pesquisar e mexer com o mouse.
Agradecemos as professoras Fabiana, Marcilene e ao Lucas por tirarem nossas dúvidas e queremos saber mais coisas.

Turma 501

Nenhum comentário:

Postar um comentário