sexta-feira, 1 de maio de 2009

Pesquisando sobre o trabalho por projeto

I – Projeto: Reforço Escolar

II - Público Alvo: Alunos do 1º e do 2º Ciclo do primeiro segmento do Ensino Fundamental da Escola Estadual Hélio Cruz de Oliveira

III - Justificativa e Diagnóstico

O presente projeto foi elaborado com o objetivo de oportunizar aos alunos do 1º e 2º ciclo do Ensino Fundamental uma melhor aprendizagem e sanar as dificuldades encontradas nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, de acordo com os pré-requisitos exigidos nos PCNs, SAEB e SAERJ, para então recuperar a auto-estima dos alunos com baixo rendimento escolar, através de atividades diversificadas e continuará sendo utilizado em 2009 para o mesmo fim.
Número de alunos: 35 alunos (selecionados por ano de escolaridade, de acordo com a necessidade na turma).

IV - Metodologia
Práticas pedagógicas que envolvam e trabalhem a realidade escolar dos alunos, de forma a torná-los seres capazes de analisar sua vivência, identificando as causas de suas inquietações e estarem aptos a promover intervenções eficazes em direção ao sucesso escolar. Motivação e estímulo da autoconfiança esteiam este trabalho.

V - Recursos Humanos Necessários

Professor capacitado para atuar no projeto.

VI -Recursos Materiais

* Atividades diversificadas com gêneros adequados para o trabalho com a linguagem escrita:
* Atividades lúdicas;
* Internet (softwares educacionais);

VII - Cronograma das Ações e Atividades

O professor se reunirá semanalmente para preparar as aulas que serão ministradas e trocar impressões sobre o melhor andamento do projeto. A partir das idéias centrais e dos objetivos traçados, cada um, à sua maneira, procurará a melhor forma de trabalhar o objetivo proposto, contribuindo para um melhor desempenho escolar, dando sugestões concretas aos alunos para que estejam mais atentos, aproveitem melhor o tempo, sejam ordenados e pontuais em suas tarefas. Tais atividades serão realizadas através de: leitura e interpretação de textos com histórias em quadrinhos, notícias de jornais e revistas; jogos para o desenvolvimento do raciocínio lógico como quebra-cabeças, memória, anedotas, cruzadinha, caça-palavras, jogos dos erros; pesquisas individuais e em grupo; encenação de textos lidos ou contados pela professora e outras; uso da Internet; de softwares educativos;

VIII - Critério de seleção do Público Alvo

Através de observações do professor da turma, de relatórios bimestrais e avaliações aplicadas, apontando as dificuldades encontradas na aprendizagem do aluno e diagnósticos das avaliações externas realizadas pela SEEDUC/RJ e MEC/FNDE.








Nenhum comentário:

Postar um comentário